segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Charge do dia

Cartas do Leitor - 8ª Séries C/E

Crack - Pátria das Drogas
O crack tem sido a droga desse século, ela é forte e vicia rárido. Jovens têm perdido as suas vidas usufruindo dessa droga tenebrosa. O número de viciados só aumentado, as autoridades têm fechado os olhos para tudo isso. Precisamos dar um basta, antes que a Pátria Amada, vire a Pátria das drogas. Kaique de Paula Mendonça/ 8ªérie E

Internet
A internet é uma das tecnologias mais usadas. Tem muitas coisas boas nela, como: fazer trabalhos, conversar com os amigos, jogar. Mas também tem seu lado ruim, muita gente a usa pra fazer o mal. Exemplo: os pedófilos. Temos que ter muito cuidado para não conversar com pessoas desconhecidas, muitas vezes elas podem querer nos enganar. Por isso que temos que ficar muito atentos. Liliana Rita dos Santos/8ª C

As Drogas
Cada vez mais a droga está invadindo casas, famílias, comunidades em geral. Não importa classe social, a droga está por toda parte. Os jovens estão nesse mundo onde o vício é capaz de levá-los a um único fim: a morte.Pais, irmãos, enfim, todos sofrem e a maioria sofre ainda mais em não poder ajudá-los.
E fica em nossas mentes a pergunta: Aonde nós vamos parar?
Brenda Katarina/8ª Série E


Internet
A internet noa dias atuais tem sido uma das maiores fontes de comunicação mundial. Através dela sabemos das notícias ocorridas em todo o mundo, podemos fazer compras, temos a oportunidade de demonstrar o que sabemos, através de um vídeo, nos comunicar com pessoas que estão distantes e muito mais. Mas como nara é totalmente bom, na internet também existem pessoas que estão prontas a fazer o mal;roubam senhas de bancos, divulgam pedofilia, violência,etc. Temos de estar atentos e nunca conversar com desconhecidos. Letícia Bezerra/8ª C

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ter e Ser

Eu queria ter tipo, um campo pra jogar com todos os amigos.
Eu queria ter tipo, uma vida menos corrida.
Eu queria ter uma vida menos confusa.
Eu queria poder parar de procurar o amor.
Eu queria poder morar dentro daquela música de John Lennon.
Eu queria poder dizer que sou feliz.
Eu queria poder dar aula numa escolinha no interior, pra um monte de criança inocente.
Eu queria que pessoas como o Renato e o Cazuza tivessem tido o que tanto cantavam, o amor.
Eu queria ter tipo, uma máquina do tempo pra popar tanto sofrimento.
Eu queria saber cantar.
Eu queria saber o que será dos povos de amanhã.
Eu queria ver meu pai chegando e chorava quando fingia que estava dormindo novamente.
Eu queria saber falr e escrever mais coisas agradáveis.
Eu queria que todos comemorassem o natal de verdade.
Eu queria tipo, lutar contra o mal.
Eu queria saber o que é o mal.
Eu queria poder entender como os engravatados podem comer numa mesa onde o almoço é mais caro que o salário da maioria dos brasileiros e mesmo assim dormem e conversam tranquilos.
Eu queria poder só pintar e desenhar.
Mas eu acho que sou só alguém no mundo legal.
Eu acho que ainda queria ser aquela menina que andava de abnca em banca procurando aventuras em quadrinhos.
Eu acho que ainda queria ter a esperança boba de achar que poderia fazer a diferença nessa bagunça de mundo.
Eu acho que vou dormir.
Eu também acho que amanhã bem cedo vou procurar realizar pelo menos algo disso tudo, e você o que acha?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

10 Dicas para uma boa redação

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.